experiência mental - significado y definición. Qué es experiência mental
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es experiência mental - definición

RACIOCÍNIO LÓGICO SOBRE UM EXPERIMENTO NÃO REALIZÁVEL NA PRÁTICA MAS CUJAS CONSEQUÊNCIAS PODEM SER EXPLORADAS PELA IMAGINAÇÃO, PELA FÍSICA OU PELAS MATEMÁTICAS
Experiência mental; Experiência de pensamento
  • Ilustração da '''Alegoria da Caverna'''

Experimento mental         
Em filosofia e em física, um experimento mental ou experiência mental constitui um raciocínio lógico sobre um experimento não realizável na prática mas cujas consequências podem ser exploradas pela imaginação, pela física ou pelas matemáticas. Esses experimentos são utilizados para se compreender aspectos não experimentáveis do Universo.
Saúde mental         
TERMO USADO PARA DESCREVER UM NÍVEL DE QUALIDADE DE VIDA COGNITIVA OU EMOCIONAL
Saúde Mental; Sanidade mental
thumb|300px|Doença mental é maior nos países mais desiguais. Wilkinson e Pickett (2009)
Imagem mental         
Imagem Mental
Uma imagem mental ou figura mental é uma experiência que, na maioria das vezes, se assemelha significativamente à experiência de perceber visualmente algum objeto, evento ou cena (experiência quase sensória ou quase perceptual), mas ocorre quando o objeto, evento ou cena relevante não está realmente presente aos sentidos.McKellar, 1957Richardson, 1969Finke, 1989Thomas, 2003 Apesar de muitas vezes envolver vontade ativa na sua produção, no que se chama "visualização" e em usos de imaginação, há também ocorrências involuntárias.

Wikipedia

Experimento mental

Em filosofia e em física, um experimento mental ou experiência mental constitui um raciocínio lógico sobre um experimento não realizável na prática mas cujas consequências podem ser exploradas pela imaginação, pela física ou pelas matemáticas. Esses experimentos são utilizados para se compreender aspectos não experimentáveis do Universo. A expressão foi popularizada pelos Gedankenexperiment utilizados por Albert Einstein para explorar algumas das consequências da Teoria da Relatividade. Um experimento mental clássico permite por exemplo demonstrar a conhecida equivalência massa-energia expressada pela equação:

E = m c 2 {\displaystyle E=mc^{2}}

Contudo, o conceito de experimento mental é muito mais antigo e remonta à tradição grega. Um famoso exemplo é a alegoria da caverna de Platão. Outros exemplos clássicos se encontram no pensamento de Sócrates. Os experimentos mentais em física remontam ao menos à época de Galileu Galilei.

Muitos experimentos mentais incluem aparentes paradoxos sobre fatos conhecidos que têm permitido reformular em maior medida diferentes teorias científicas.